DM9 lança documentário no Youtube com estudo inédito sobre comportamento digital


São Paulo, fevereiro de 2011 – A DM9DDB, uma das maiores e mais relevantes agências do País, apresenta um documentário com estudo inédito em que apresenta uma nova classificação do consumidor em ambiente digital. O estudo, que recebeu o nome de Perfis Digigráficos, pode ser visto com exclusividade no brandchanel da agência no Youtube, youtube.com/agenciadm9ddb, e conclui que as mudanças trazidas pelo digital pouco ou nada tem a ver com sexo, idade ou classe social, mas sim com três novos critérios:

1) Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida.
2) Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais.
3) E principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.

Ou seja, no mundo digital, não dá pra classificar as pessoas somente por meio dos critérios convencionais, como demografia ou mesmo perfis psicográficos. É preciso adicionar um novo olhar, usando uma nova lente.
Com base nestes novos critérios, a DM9 adotou cinco perfis de consumidores digitais, que ganharam o apelido de perfis digigráficos. São eles:

IMERSOS: Tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia.
Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo.
Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais personas.

FERRAMENTADOS: recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram.
A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas. Mas não dependem delas nem são definidos por elas .Esse grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam com família, escolas, empresas e governo.

FASCINADOS: querem parecer modernos e tecnológicos.
Para eles, computadores, gadgets e hábitos da Era Digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados. Eles são um excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante modificado.

EMPARELHADOS: a tecnologia é fundamental para pôr em prática os projetos da vida.
Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.

Evoluidos: o universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat.
Esses são as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital.

Para Cynthia Horowicz, vp de planejamento da DM9DDB, “o estudo reforça o posicionamento que escolhemos para a DM9DDB como uma agência convergente. Geramos ideias e construímos marcas independentemente da plataforma”. E completa: “para as marcas, o estudo será uma grande contribuição para que sofistiquem seu entendimento do consumidor na era digital”.

Rodrigo Maroni, diretor de planejamento e estratégia digital, completa: “essa nova classificação dos consumidores nos permite aumentar a eficiência das ações digitais, pois nos orienta a gerar ideias mais relevantes para cada público”. Ele exemplifica: “Para se conectar com o perfil “Imersos”, é preciso saber conversar e dar valor para suas identidades virtuais, especialmente usando meios digitais, que é onde essas identidades ganham vida.”

O documentário com o estudo aparece dividido em seis episódios e, além da classificação de cada perfil digigráfico, os vídeos trazem análises dos especialistas da DM9 e dos profissionais da Vox Pesquisas, contratada pela DM9 no processo de investigação do estudo.

Conheça os perfis digigráficos

Por: Dm9

Categoria: Imprensa

4 Comentários

DM9DDB

Comentários

Fábio Levi em 23 de Março de 2012
Bom dia! Sou professor de marketing nas Etecs de São Paulo e gostei muito desse trabalho de reclassificação dos consumidores no ambiente digital. Tenho o interesse de incluir nas minhas aulas e gostaria de saber se há algum material que vocês possam me enviar para acrescentar a este vídeo que está no youtube. Obrigado


Helder Haddad Carneiro da Silva em 23 de Fevereiro de 2012
Bom dia! Meu nome é Helder e sou professor de graduação e pós-graduação da ESPM e FGV na disciplina Pesquisa de Mercado. Gostei bastante da abordagem sobre os perfis digigráficos e pretendo usar como exemplo em minhas aulas que tratam de estudos de segmentação de mercado. Contudo, para que possa explorar adequadamente o tema, gostaria de saber se é possível vocês me disponibilizarem a metodologia do estudo planejada pela Vox. Isso garantirá maior credibilidade ao assunto se puder expor, em linhas gerais, as etapas desenvolvidas - quali + quanti, por exemplo, tamanho de amostra, abrangência geográfica etc. Muito obrigado pela atenção. Helder


maikel rosa em 14 de Fevereiro de 2012
o estudo de vocês é fantástico! achei muito pertinente, uma descrição fiel dos nossos arquétipos no mundo digital. parabéns!


Vinícius em 08 de Fevereiro de 2012
Muito interessante!


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